Neurologia Pediátrica

As doenças tratadas pela neurologia pediátrica, que é uma subespecialidade neurocirúrgica voltada para o tratamento de crianças e bebês, são caracterizadas, principalmente, por tumores cerebrais, malformações congênitas e hidrocefalia.

Ela trata as doenças neurológicas congênitas e adquiridas na infância, como a cranioestenose, mais conhecida como “doença da moleira fechada”, e a hidrocefalia, que é o acúmulo do líquido cefalorraquidiano, seja por obstrução, produção aumentada ou diminuição da absorção. O tratamento de ambas deve ser feito por meio de cirurgia, o quanto antes.

A hidrocefalia se caracteriza pelo aumento da pressão intracraniana e compressão dos tecidos saudáveis e as opções terapêuticas são a endoscopia ventricular ou a colocação de válvula para drenagem do líquido cefalorraquidiano.

Diferente dos adultos, nas crianças é mais comum haver a prevalência das malformações cranianas, como as encefaloceles, as craniossinostoses, as malformações espinhais e as hidrocefalias.

As cirurgias neurológicas são delicadas e precisam ser realizadas por cirurgiões altamente especializados nessa área. Também requer a atuação de anestesista com experiência em Neurocirurgia Pediátrica, que requer especificidades para este público.

O tratamento neurocirúrgico especializado deve levar em consideração as particularidades de cada quadro. Para isso, os pais e familiares são ouvidos, acolhidos e orientados durante todo o tratamento realizado pelo Corpo Clínico da Tracto Neuro.

As enfermidades mais comuns a serem tratadas são: